Nossas linhas de atuação

1) Avaliação da deficiência e instrumentos de funcionalidade

Trabalhamos em estudos que contemplam a avaliação da deficiência de acordo com os parâmetros da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Especialmente, nos interessa pensar como a deficiência está sendo avaliada no mundo e quais instrumentos têm sido utilizados pelos diferentes países para fins de acesso à politicas públicas.
No caso brasileiro, estamos nos dedicando a refletir sobre o Índice de Funcionalidade Brasileiro Modificado (IFBrM). O IFBrM foi pensado como um instrumento capaz de avaliar a deficiência de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), uma política pública de desdobramento para atender aos propósitos da Convenção. O IFBrM utiliza parâmetros da CIF e da MIF para realizar a pontuação da funcionalidade em atividades da vida cotidiana (atividades básicas e instrumentais de vida diária). 

2) Políticas públicas para pessoas com deficiência

Temos interesse em pensar como os países (com diferentes pesquisas no Brasil) têm elaborado e executado políticas públicas para pessoas com deficiência. No Brasil, trabalhamos com políticas de distribuição de renda e assistência social (BPC e residências inclusivas), políticas de saúde, política de direitos humanos, de prevenção da violência, de trabalho. Interessa-nos ampliar essas reflexões de forma comparativa com outros países 

3) Movimentos sociais, participação e advocacy

Ao longo dos anos de investigações sobre deficiência, o grupo de pesquisadores tem se preocupado na tradução das pesquisas para a melhoria da qualidade de vida e para a garantia de direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Por isso, tem muito interesse em pesquisas e ações que possam refletir e propor formas de organização e de transformação da realidade desse grupo populacional. Assim, interessa-nos ações de escuta e mobilização das pessoas com deficiência em suas demandas e necessidades.

4) Particularidades e marcadores sociais da diferença.

Pode-se citar pelo menos três enfoques importantes: gênero, raça / etnia e geração. Estudos que levam em consideração discussões de gênero e de infância/juventude (com reflexões teóricas, qualitativas, etnográficas e quantitativas) têm sido conduzidas pela equipe. Interessa sobremaneira ampliar o escopo de produção.

Nossa equipe

Pesquisadores

Dr. Éverton Luís Pereira. Professor do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – Estudos comparados sobre as Américas (PPGECsA) da Universidade de Brasília (UnB).
Currículo Lattes

Dra. Marineia Crosara de Resende. Professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), Mestrado em Gerontologia e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001, 2006), Pós doutorado em Psicologia Social pela Universidade F. da Paraíba.
Currículo Lattes

Dr. Heleno Rodrigues Corrêa Filho. Aposentado Livre Docente de Epidemiologia pela UNICAMP (2011) . Pesquisador Colaborador voluntário da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB…
Currículo Lattes

Dr. Edgar Merchan-Hamann. Professor Associado da Universidade de Brasília Fez estágio de Pós-Doutorado junto ao Programa CICAD-CAMH – University of Toronto (2009-2010). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia.
Currículo Lattes 

Ana Luísa Coelho Moreira – Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura (UnB). Currículo Lattes

Diego Ferreira Lima Silva – Doutorando em em Saúde Coletiva (UnB). Currículo Lattes

Indyara de Araujo Morais – Doutoranda em em Saúde Coletiva (UnB). Currículo Lattes

Estudantes

Fernanda de Deus Rocha – Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). 
Currículo Lattes

Jefferson Martins Demétrio – Graduando em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB).
Currículo Lattes

Jonas Macedo Amaral – Graduando em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB).
Currículo Lattes

Júlia Oliveira Souza – Graduanda em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB).
Currículo Lattes

Mariana Esteves Petruceli –
Graduanda em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB).
Currículo Lattes

Victória Raphaela Costa Soares – Graduanda em Ciências Sociais com foco em leituras e pesquisas sobre Sociologia Urbana pela Universidade de Brasília (UnB).
Currículo Lattes

English Português Español
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
Instagram